Fomos ainda mais longe e tivemos em especial atenção os seguintes aspectos:
NOTAS:
(1) Versões disponíveis para as seguintes plataformas: Windows, Linux e Mac OS. Testes de desenvolvimento efectuados sobre todas as plataformas suportadas (específicamente: Windows XP, Windows 7, Linux Ubuntu e Mac OS X-Leopard).
(2) Bases de dados suportadas: H2, MySQL e PostgreSQL. Possibilidade de suporte a outras bases de dados. Testes de desenvolvimento efectuados sobre todas as bases de dados suportadas.
(3) Línguas suportadas: Português e Inglês. Possibilidade de extensão a qualquer língua.
O Projecto Colibri optou pela certificação do software junto da DGCI de acordo com a Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho, que regulamenta a certificação do software de gestão. O Projecto Colibri passou a ser CERTIFICADO a partir da sua VERSÃO 6, a 12 de Outubro de 2010, ao qual foi atribuído o CERTIFICADO Nº38. (Poderá consultar em:http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/Out/consultaProgCertificadosM24.action?&pagina=2)
1) As regras de certificação introduzidas são as seguintes:
a) Impossibilidade de REMOVER ou EDITAR registos de documentos que representem VENDAS FINAIS a clientes (ex: Facturas, Avisos de Lançamento), ou passíveis de serem transformados em vendas finais (ex: Guias, Encomendas);
b) Assinatura interna de todos os documentos referidos na alínea a), através de algoritmo de segurança com chave ÚNICA e confidencial, referenciando sempre o documento anterior (em caso de migração devem ser criadas NOVAS SERIES de numeração);
c) Apresentação automática de um código de controle de 4 dígitos na IMPRESSÃO dos documentos referidos na alínea a), bem como outras menções legais (devem ser adoptados novos formatos de TEMPLATES de documentos, ou ajustados os existentes).
2) Cabe a cada empresa a devida análise atempada do seu enquadramento legal em matéria de certificação e optar por um dos seguintes cenários:
a) Migrar para a versão 6 ou posterior do Projecto Colibri, ficando assim sujeita ás regras descritas no ponto 1;
b) Continuar a usar uma versão anterior NÃO certificada. (situação legal apenas no caso da empresa não estar sujeita ao uso de software certificado).
O Projecto Colibri declina toda a responsabilidade pelo uso da versão 6 de forma ilegal a partir de 1 de Janeiro de 2011, nomeadamente o uso de licenças provisórias ou internacionais.
Legislação (Portal das Finanças):